Como escolher o local para banho e tosa

banho e tosa

Como escolher o local para banho e tosa

Banho e tosa são dois cuidados importantes para a higiene e saúde dos pets, mas exigem atenção. As peles de cães e de gatos possuem o estrato córneo (a camada de proteção da epiderme) mais fino. São mais sensíveis que a pele dos seres humanos e exigem conhecimento específico.

“Além disso, existem variações de raça, idade e gênero que precisam ser observadas. Cada paciente possui características próprias, que podem variar de acordo com a fase da vida” Dr. Adriano de Souza Neto, M.V Especializado em Dermatologia veterinária (CRMV-SC 4404).

Abaixo, nós mostraremos a você a importância de escolher o serviço de banho e tosa adequado para a saúde do seu pet. A supervisão do veterinário é fundamental.

Veterinário Responsável

Hoje, qualquer pessoa pode abrir uma pet shop e oferecer os serviços de banho e tosa de animais. Um erro que pode ter consequências graves. Cada animal apresenta uma condição própria de pele e pelagem, que precisam ser analisadas e tratadas com base em conhecimento científico e profissional.

Geralmente, cães de pelagem curta tendem a ter a pele mais seca. Já algumas raças, como o Cocker Spaniel Inglês, possuem a pele mais oleosa. Tanto a falta de oleosidade na pele quanto o excesso dela podem provocar problemas cutâneos. Um dos motivos pelos quais o serviço de banho e tosa deve contar com um veterinário dermatologista responsável.

“Nós avaliamos todas as características da pele do animal. Orientamos a equipe a utilizar os shampoos e demais produtos adequados para cada caso” Dr. Adriano de Souza Neto, M.V Especializado em Dermatologia veterinária (CRMV-SC 4404).

O veterinário responsável também acompanha de perto e avalia a frequência dos banhos para cada pet. O banho em excesso pode ser prejudicial à saúde. A tosa também precisa de cuidados específicos, que variam de animal para animal.

Tosa

A tosa é outro bom exemplo da importância do veterinário responsável. A densidade da pelagem varia de acordo com a raça de cães e gatos. Animais com pelagem mais densa (maior número de fios por folículo) costumam apresentar crescimento folicular mais lento. A tosa, nesses casos, pode não ser recomendada – ou deve ser realizada de maneira especial.

“Em algumas raças, a tosa pode gerar alopecia. A pelagem pode nunca mais voltar a crescer” Drª Suzana Ribeiro Matsumoto, M.V Especializada em Fisioterapia e Reabilitação Animal (CRMV-SC 3824).

Manejo Adequado no Banho e Tosa

Ter um veterinário responsável no serviço de banho e tosa também pode garantir maior qualidade no manejo dos animais. Cães e gatos idosos, ou que possuem condições ortopédicas como displasia coxofemoral e hérnia de disco, necessitam de cuidados próprios. Não podem ser tratados de qualquer forma.

“A contenção e manejo precisam ser diferenciados para o conforto e saúde do pet. Nesse sentido, o veterinário responsável orienta e supervisiona o trabalho de toda a equipe, aplicando técnicas e estratégias específicas para cada situação” Dr. Adriano de Souza Neto, M.V Especializado em Dermatologia Veterinária (CRMV-SC 4404).

Outro cuidado essencial tomado em serviços de banho e tosa que contam com veterinários especializados em dermatologia é com a temperatura da água e do secador. Estes elementos precisam ser controlados para evitar problemas cutâneos como ressecamento e feridas na pele.

Produtos de Qualidade

O cuidado personalizado com a contenção, manejo e temperatura se estende aos produtos utilizados pelo serviço de banho e tosa. De forma geral, os shampoos e produtos cosméticos utilizados por nós (seres humanos) são muito agressivos e inadequados para a pele de cães e gatos. Não devem ser jamais aplicados em animais de estimação.

Mesmo os produtos com indicação veterinária precisam ser avaliados pelo dermatologista, de acordo com a necessidade de cada paciente.

“De forma geral, os shampoos com sal na fórmula costumam agredir a pele sensível de cães e de gatos. Em vez de nutrir, eles provocam efeitos de esfoliação, levando à sensibilidades e até feridas” Dr. Adriano de Souza Neto, M.V Especializado em Dermatologia Veterinária (CRMV-SC 4404).

Sinais de Atenção

A frequência equivocada de banho e tosa, o uso de produtos sem orientação – de baixa qualidade – e os erros no manejo podem agredir seriamente a saúde do pet. Os animais nessa situação costumam apresentar alguns sinais, como:

  • Ressecamento ou oleosidade excessiva;
  • Coceira;
  • Feridas;
  • Alergias;
  • Queda de pelos.

“É muito comum recebermos animais com dermatopatias, devido a falta de cuidado no banho e tosa. O ideal é que o pet shop onde o animal é higienizado seja sempre supervisionado por um médico veterinário”. Drª Suzana Ribeiro Matsumoto, M.V Especializada em Fisioterapia e Reabilitação Animal (CRMV-SC 3824).

A saúde do seu pet depende de você. Procure um serviço de banho e tosa com supervisão veterinária. A Vet Village está à sua disposição. Conte conosco!