Dermatologia veterinária: cuidados personalizados para a saúde de cães e gatos
As peles dos animais podem ser bastante diferentes das nossas. Os cães, por exemplo, possuem o estrato córneo (a camada de proteção da epiderme) mais fino que os humanos – e podem ser muito sensíveis à alergias, inflamações e à várias doenças. A dermatologia veterinária é a especialidade que previne, diagnostica e trata esses problemas.
“A pele é o maior órgão de um organismo e um dos mais importantes. Ela determina as formas, dá características às raças e mantém o recobrimento dos tecidos. Tem como principal função realizar uma barreira anatômica e fisiológica entre o organismo e o meio ambiente, promovendo proteção”. Dr. Adriano de Souza Neto, M.V Especializado em Dermatologia veterinária (CRMV-SC 4404).
Hoje, a dermatologia veterinária representa mais da metade dos atendimentos clínicos de cães e gatos. Erros na frequência dos banhos e o uso de produtos equivocados podem prejudicar consideravelmente a saúde dos animais.
Além disso, existe uma série de doenças graves, que atingem diretamente a pele dos pets – ou que se manifestam através dela.
“Sinais dermatológicos podem ter como base uma doença mais grave” Dr. Adriano de Souza Neto, M.V Especializado em Dermatologia veterinária (CRMV-SC 4404).
Consultar um profissional especializado em dermatologia veterinária é um cuidado importante para o bem estar e qualidade de vida do pet e de toda a família. É o que veremos a seguir.
Cuidado personalizado
A pele dos cães é mais sensível do que a dos seres humanos. No entanto, existem variações importantes entre as raças e, inclusive, de animal para animal, que precisam ser conhecidas e tratadas da forma correta. Um bom exemplo disso é a oleosidade da pele do pet.
Cães de pelagem curta tendem a ter a pele mais seca. Já algumas raças, como o Cocker spaniel inglês, possuem a pele mais oleosa. Tanto a falta de oleosidade na pele quanto o excesso dela podem provocar problemas cutâneos. Um dos motivos pelos quais o profissional especializado em dermatologia veterinária deve ser consultado.
“Nós avaliamos todas as características da pele do animal. Orientamos os tutores sobre quais tipos de shampoo e demais produtos devem ser utilizados em cada caso, para evitar problemas. Também avaliamos a frequência dos banhos para cada pet e os cuidados com a tosa de cada paciente” Dr. Adriano de Souza Neto, M.V Especializado em Dermatologia veterinária (CRMV-SC 4404).
De forma geral, os shampoos e produtos cosméticos utilizados por nós (seres humanos), são muito agressivos e inadequados para a pele de cães e gatos. Não devem ser aplicados em animais de estimação. É preciso tomar cuidado também com a temperatura da água e dos secadores utilizados no banho.
“É muito comum recebermos animais com dermatopatias, devido a falta de cuidado no banho e tosa. O ideal é que o pet shop onde o animal é higienizado seja sempre supervisionado por um médico veterinário”. Dr. Adriano de Souza Neto, M.V Especializado em Dermatologia veterinária (CRMV-SC 4404).
As mudanças que o pet sofre ao longo da vida também são importantes, e devem ser acompanhadas pelo profissional especializado em dermatologia veterinária. A pele e a pelagem podem sofrer mudanças consideráveis nas fases de filhote, adulta e idosa. Cada etapa exige um cuidado personalizado.
Doenças e manifestações na pele
Pode ser difícil de enxergar mas, por baixo da pelagem, os animais de estimação podem sofrer com diversos problemas e manifestações na pele. Alergias, micoses, doenças parasitárias e doenças autoimunes são apenas algumas delas.
Zoonoses (doenças que podem passar do animal para os seres humanos) e até mesmo problemas sistêmicos graves podem provocar sinais na pele do pet – e serem diagnosticadas e tratadas com a ajuda do profissional especializado em dermatologia veterinária.
“Muitas doenças endócrinas podem ter manifestações na pele. Conhecê-las, em conjunto com uma série de outros exames, auxilia no diagnóstico. O mesmo costuma acontecer com o câncer, que pode dar sinais na pele do animal” Dr. Adriano de Souza Neto, M.V Especializado em Dermatologia veterinária (CRMV-SC 4404).
Sinais de atenção
As manifestações na pele dos animais podem ter como base erros de manejo por parte dos tutores. Elas também podem indicar que o seu companheiro está com algum problema mais grave. As zoonoses, por exemplo, botam em risco não só a saúde e o bem estar do animal, mas de toda a família.
De forma geral, animais com doenças e manifestações na pele costumam apresentar os seguintes sinais:
- Coceira intensa;
- Feridas e crostas na pele;
- Mau cheiro na pelagem;
- Quedas excessivas de pelos;
- Falta de brilho e falhas na pelagem;
- Eritema (vermelhidão na pele);
- Caspas;
- Mudança de comportamento (apatia, irritação).
Visite o veterinário com frequência. Caso o seu pet apresente um ou mais desses sintomas, procure imediatamente um profissional especializado em dermatologia veterinária. Ele poderá oferecer um cuidado personalizado, de acordo com as características e necessidades do seu companheiro.
A Vet Village é especializada em dermatologia veterinária. Aqui, o seu pet é tratado com carinho e com todo o cuidado que merece.