Cachorro com Diarreia: o que fazer?
A diarreia é um sinal de que algo não vai bem com o organismo do seu pet. E os motivos para isso podem ser muitos. Entre os mais comuns, estão: ingestão de comidas diferentes e estragadas, ingestão de plantas venenosas, medicamentos e doenças graves nos rins, fígado e intestino. As consequências também podem ser variadas. Por isso, o cachorro com diarreia precisa de atenção.
Abaixo, nós veremos algumas das causas mais comuns de cachorro com diarreia e o que fazer para evitar e tratar esse problema.
Comidas Diferentes
A principal causa de diarreia em cachorro é a ingestão de alimentos que o pet não está acostumado a comer. Isso é bastante comum em animais que comem somente ração mas que, por algum motivo, ingerem outros tipos de alimentos, como peles, carnes e gorduras.
“É preciso lembrar que nós, seres humanos, toleramos quantidades maiores de gorduras do que os cães. Esses animais pesam muitos quilos a menos e não conseguem metabolizar grandes volumes de gordura.” – Drª Suzana Ribeiro Matsumoto, Médica Veterinária (CRMV-SC 3824).
Alimentos tipicamente humanos, como maioneses, chocolates e biscoitos, não devem ser oferecidos aos cães. Além do risco de provocar diarreia, a ingestão desse tipo de comida pode levar o pet a desenvolver quadros mais graves, como a pancreatite.
Comida Estragada
Trata-se de um problema bastante comum, especialmente no verão. Em dias quentes, a comida tende a fermentar e a estragar mais rápido. E isso não vale apenas para as carnes, arroz, feijão e vegetais. A ração também pode estragar, atrair microorganismos e deixar o cachorro com diarreia.
“Outro ponto importante é o acesso do pet ao lixo da casa. Cães de rua, muitas vezes, têm no lixo humano uma fonte de alimentos. No entanto, esses animais costumam ser mais resistentes à infecções e intoxicações alimentares do que os pets de casa. Evitar o acesso do animal ao lixo pode evitar a diarreia em cães.” – Dr. Adriano de Souza Neto, Médico veterinário (CRMV-SC 4404).
Também é muito importante que o cão tenha um local limpo para fazer as refeições. Os pratinhos de comida e os potes de água devem ser higienizados periodicamente. A medida evita que os resíduos de alimentos estragados atraiam microorganismos e sejam consumidos posteriormente.
O mesmo vale para os tutores que viajam e deixam comida a acumulada para o pet. Após alguns dias, a tendência do alimento, mesmo as rações industrializadas, é estragar.
Cachorro com diarreia: o que fazer?
Consultar o médico veterinário é sempre a melhor solução para o cachorro com diarreia. O profissional poderá realizar uma série de exames clínicos e laboratoriais que irão ajudar a identificar os motivos do problema.
Além disso, para que a consulta seja ainda mais proveitosa, é importante que os tutores informem ao profissional uma série de detalhes sobre o pet.
“Pode ser desagradável, mas é muito importante prestar atenção aos detalhes das fezes do pet e informá-los ao médico veterinário. A consistência e a coloração podem ajudar a revelar o que está acontecendo. Fezes esverdeadas, por exemplo, podem ser indício de ingestão excessiva de grama ou de doença na vesícula biliar.” – Dr. Adriano de Souza Neto, Médico veterinário (CRMV-SC 4404).
Se o seu cão estiver com diarreia, é importante verificar e informar o veterinário sobre:
- Formato das fezes;
- Tamanho das fezes;
- Restos de alimentos, plantas e/ou objetos nas fezes;
- Sinais de parasitas nas fezes.
“Também é importante verificar a frequência e a maneira como o cachorro com diarreia defeca. Se o cão precisa fazer muito esforço para eliminar as fezes, e precisa fazer isso várias vezes em um curto período, o quadro pode ser inflamatório. Grandes volumes de fezes podem indicar outros problemas relacionados ao intestino delgado.” – Drª Suzana Ribeiro Matsumoto, Médica Veterinária (CRMV-SC 3824).
IMPORTANTE: A presença de algum outro sintoma associado, como vômitos, febre, indisposição e dor abdominal e palidez na gengiva também deve ser percebida pelo tutor e informada ao médico veterinário imediatamente.
Hidratação e Alimentação
Vimos que o cachorro com diarreia – especialmente os que possuem outros sintomas associados – devem ser levados ao médico veterinário para uma consulta. Enquanto isso, é fundamental cuidar da hidratação e alimentação do seu pet, para que ele se mantenha forte.
Assim como os humanos, quando cão está com diarreia, ele elimina muita água. A desidratação pode prejudicar outros processos do organismo do pet e provocar novos problemas. Manter o cachorro com diarreia hidratado é muito importante.
Fique atento também à alimentação. O seu veterinário irá determinar o que o cachorro poderá ou não comer enquanto estiver com este quadro. As orientações variam caso a caso.
O cachorro com diarreia merece atenção. Observe os sinais do seu companheiro e ofereça a ele o melhor em saúde. Na Vet Village, os pets recebem toda a atenção e carinho que merecem. Conte conosco!