
Centro Cirúrgico Veterinário: não são todos iguais
Todo procedimento cirúrgico, seja eletivo ou de emergência, pode conferir riscos à saúde dos animais. As contaminações por bactérias e complicações como paradas cardiorrespiratórias podem ocorrer inclusive em procedimentos comuns, como a castração, e levar o seu pet a óbito.
Por isso, antes de submeter o seu cão ou gato a uma cirurgia, é muito importante conhecer o centro cirúrgico veterinário onde ela será realizada. Você deve verificar se o ambiente possui toda a estrutura física e equipamentos necessários. Se os profissionais são qualificados e tomam os devidos cuidados com a assepsia.
Nesse texto, nós lhe mostraremos como identificar um centro cirúrgico veterinário de qualidade.
Estrutura do Centro Cirúrgico Veterinário
Em 2012, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) publicou a Resolução 1015, que conceitua e estabelece condições para o funcionamento de estabelecimentos médico-veterinários de atendimento a pequenos animais.
No capítulo 2, dedicado às Clínicas Veterinárias, o CFMV determina que os estabelecimentos que oferecem atendimento cirúrgico devem possuir:
1. Sala para preparo e recuperação de pacientes;
2. Sala de antissepsia e paramentação com pia e dispositivo dispensador de detergente sem acionamento manual;
3. Sala de lavagem e esterilização de materiais, contendo equipamentos para lavagem, secagem e esterilização de materiais;
4. Sala de lavagem e esterilização de materiais pode ser suprimida quando o estabelecimento utilizar a terceirização destes serviços, comprovada pela apresentação de contrato/convênio com a empresa executora;
5. Sala cirúrgica.
“A separação desses ambientes é fundamental para garantir o controle de fluxo dentro do centro cirúrgico veterinário. Com eles, as pessoas só entram efetivamente na sala de cirurgia depois de terem passado por todo o processo de preparação e assepsia, reduzindo os riscos de contaminação” Dr. Adriano de Souza Neto, Médico veterinário (CRMV-SC 4404).
“O centro cirúrgico veterinário da Vet Village possui todas essas estruturas. Aqui, o fluxo é controlado. Porém, infelizmente, muitos estabelecimentos ainda não respeitam essas normas e realizam todos os procedimentos de preparação e cirurgia em um único ambiente, submetendo os animais a diversos riscos”. – Drª Suzana Ribeiro Matsumoto, Médica veterinária (CRMV-SC 3824).
Equipamentos
A Resolução 1015 do CFMV também trata dos equipamentos básicos que as clínicas que realizam cirurgias devem possuir. Além de todos os aparelhos e dispositivos para higienização e assepsia antes do procedimento, o centro cirúrgico veterinário deve contar com:
- Mesa cirúrgica impermeável e de fácil higienização;
- Equipamentos para anestesia inalatória, com ventiladores mecânicos;
- Equipamentos para monitorização anestésica com, no mínimo, temperatura corporal, oximetria, pressão arterial não-invasiva e eletrocardiograma;
- Sistema de iluminação emergencial própria;
- Foco cirúrgico;
- Instrumental para cirurgia em qualidade e quantidade adequadas à rotina;
- Aspirador cirúrgico;
- Mesa auxiliar;
- Paredes impermeabilizadas de fácil higienização, observada a legislação sanitária pertinente;
- Sistema de provisão de oxigênio;
- Equipamento básico para intubação endotraqueal compreendendo no mínimo tubos traqueais e laringoscópio;
- Sistema de aquecimento (colchão térmico);
“A anestesia inalatória, por exemplo, é mais eficiente, segura e oferece uma recuperação mais rápida. Ela permite a administração de oxigênio durante todo o procedimento no centro cirúrgico veterinário”. – Drª Suzana Ribeiro Matsumoto, Médica veterinária (CRMV-SC 3824).
“Na Vet Village, todas as cirurgias são realizadas com o paciente entubado, com anestesia inalatória e com toda a monitorização necessária, conforme as normas do CFMV. Assim, caso necessário, nós conseguimos identificar as complicações mais cedo e o paciente já está preparado para a ventilação artificial” Dr. Adriano de Souza Neto, Médico veterinário (CRMV-SC 4404).
Profissionais Especializados
Assim como a Medicina Humana, a Medicina Veterinária possui diversas áreas de conhecimento. Exames laboratoriais e de imagem, dermatologia, cirurgia e anestesiologia são algumas delas, e devem ser realizadas por profissionais competentes e especializados.
Por isso, além de toda a estrutura física e de equipamentos, o ideal é que o seu pet seja atendido por uma equipe no centro cirúrgico veterinário. Assim, você garante qualidade e segurança em cada fase do tratamento. O sucesso ou não de uma cirurgia pode ser determinado antes mesmo do seu início.
“Nem todo animal pode ou deve ser encaminhado para a cirurgia. Antes, é preciso realizar uma triagem, com consultas e exames de avaliação com profissionais especializados. Somente depois desse processo é que podemos dizer se o cão ou gato está em condições de realizar o tratamento cirúrgico” Dr. Adriano de Souza Neto, Médico veterinário (CRMV-SC 4404).
“Na Vet Village, nós contamos com profissionais especializados em cirurgias de animais de pequeno porte. Temos também o suporte de veterinários especializados em anestesiologia. Eles trabalham em equipe e garantem maior segurança e conforto para o pet” – Drª Suzana Ribeiro Matsumoto, Médica veterinária (CRMV-SC 3824).
Cirurgias Veterinárias em Florianópolis
A Vet Village oferece centro cirúrgico totalmente equipado e profissionais capacitados para a realização de cirurgias veterinárias. Entre alguns procedimentos que realizamos, podemos citar:
- Cirurgias ortopédicas;
- Cirurgias oftalmológicas;
- Cirurgias cardíacas;
- Cirurgias abdominais;
- Cirurgias torácicas;
- Cirurgias cranianas;
- Cirurgias oncológicas;
- Extração de cálculo dentário;
- Castração.
A saúde do seu companheiro depende de você. Conheça o centro cirúrgico veterinário da Vet Village e ofereça o que há de melhor para o seu pet.